Traduzir

quarta-feira, 1 de maio de 2013

E agora: um York macho ou fêmea??


Segundo o ranking das raças mais inteligentes do mundo, o Yorkshire encontra-se na 27ª posição sendo que o ranking vai até a 79ª posição. Isso quer dizer que ele é muito inteligente e fácil de treinar. É um cão alerta e agitado, enquanto filhote, ele jamais ficará largadão no sofá o dia inteiro, já o York maduro é bem mais calmo.

Eles amam receber atenção e carinho das pessoas, se adaptam bem à qualquer família e provavelmente seguirão o temperamento da casa (se for uma casa calma você terá um York calmo, se for uma casa agitada ele será mais agitado), odeiam ser ignorados por longos períodos de tempo. São ótimas companhias para quem vive sozinho, têm energia de sobra para brincar, não precisam de muitos exercícios, se dão bem com outros cães e gatos, e o melhor: essa raça é muito dócil e ótima para crianças, pois aceitam brincadeiras e não se irritam com facilidade.

Como cão de guarda, o Yorkshire Terrier não é o mais aconselhado, mas também não é o menos, pois sem dúvida irá latir quando a campainha da sua casa tocar, ou se alguém passar pelo corredor do seu prédio; ele irá chamar sua atenção para o estranho antes de decidir o que fazer. Uma vez que ele receber o sinal de que aquela pessoa é amigo, ele vai abanar o rabo de alegria porque estará muito feliz de ter alguém novo para fazer carinho nele. Que amados... Né!!???

Com certeza as maiores qualidades dessa raça são a adaptabilidade e a versatilidade. Com treinamento, o Yorkshire pode fazer praticamente qualquer coisa que você pedir. Por causa do seu amor pelas pessoas, eles são muito receptivos, adoram agradar ao dono. Isso faz com que eles sejam irresistíveis!!!




E agora...  Um yorkshire Macho ou Fêmea?

Nossaaaaa... Que problemão, hein!!!??? risos...

Pois bem... Eu tenho os dois, e posso dizer que os dois são ótimos animais de estimação. Rsrsrsrs... Claro que como os meus ainda são bebes não posso dar minha opinião definitiva. Então, fui ler um pouco sobre o assunto para poder trazer algo mais concreto para vocês.

Descobri o seguinte: no geral, os Yorkshires machos são mais dependentes, enquanto as fêmeas são mais independentes (se você está no seu computador, seu York macho vai provavelmente dormir embaixo dos seus pés, já a sua York fêmea posso apostar que vai dormir em outro quarto e de vez em quando ela virá falar contigo).

Bom vamos ser diretos...

Machos.

Geralmente são maiores do que as fêmeas (mas não esqueça que provavelmente eles não serão filhos dos mesmos pais então isso pode mudar, pois depende muito da genética) e comem mais.

York machos não costumam se socializar bem com outros machos; isso torna-se ainda mais evidente se houver fêmeas que estejam no cio.
Um york macho geralmente irá formar uma ligação com uma pessoa da família, enquanto fêmeas tendem a criar laços com várias pessoas.
Tendem a se desenvolver sexualmente mais rápido do que as fêmeas, e podem vagar pela rua, já que eles sentem o cheiro de fêmeas no cio há muitos km de distância. Se não ficarem fechados em casa, podem sumir por vários dias, em busca da "amada". Portanto não esqueça de manter sempre portões e portas fechados!!!!

Machos podem apresentar comportamentos de demarcar território e montar em outros cães. Quando castrados os níveis de testosterona começam a baixar, e a maioria destes comportamentos tendem a desaparecer, com aproximadamente 5 meses de castração nem chegam a levantar a perninha para fazer xixi mais.

O Macho se torna bastante possessivo com relação à fêmea (mesmo com humanos). Esta pode ser uma preocupação caso você tenha crianças pequenas em casa, ou outros cães, pois o macho pode se tornar agressivo. Qualquer casal de cães deve ser monitorado cuidadosamente.

York machos tendem a ser mais difíceis de treinar do que as fêmeas, são mais inquietos e requerem mais exercícios. Adoram brincar, e costumam agir assim por toda a vida. Seu humor não muda como o das fêmeas. Podem tentar impor sua dominância na casa , mas um treinamento básico resolve este comportamento.

Fêmeas.

Tendem a ser menores do que os machos.
Entram no cio no mínimo 2 vezes ao ano, por aproximadamente 3 semanas.
São mais fáceis de treinar, (pois costumam prestar mais atenção do que os machos, que se dispersam mais facilmente) mas podem facilmente ficar assustadas ou tímidas se tratadas de forma rude ou em tom de voz agressivo.
São conhecidas por grandes mudanças de humor – podem estar dóceis em um dia e meio ranzinzas no outro (rsrsrs, iguais a nós mulheres!!!).
Tendem a criar laços com várias pessoas da família. As yorkies fêmeas (assim como os machos) costumam gostar de carinho e colo, mas assim que tiverem o suficiente, elas vão embora. É uma forma de mostrar sua independência!!!
Podem ser menos protetoras do que os machos, e mais fáceis de socializar com outros cães.
Costumam demonstrar comportamento dominante como montar em outros cães, e a maioria das brigas ocorrem geralmente entre 2 fêmeas. Fêmeas irão brigar com outras fêmeas, mas tendem a se dar bem com machos (hahaha, não são bobas, né!!!???). Geralmente um grupo de cães fêmeas irá estabelecer uma hierarquia, e irão se tornar companheiras após esta ordem estar estabelecida.

Semelhanças.

É necessário considerar o tempo, atenção e esforço que será dispendido com o animal – seja macho ou fêmea. Ambos necessitam de exercícios, treinamento, alimentação, carinho e amor. Além disso, check-up veterinários regulares e vacinação serão necessários para ambos os gêneros.

Caso você já tenha outros cães em casa, considere a forma como eles vão interagir, yorkshire não costumam ter problemas com gatos, mas podem enfrentar outros cães, especialmente se forem do mesmo sexo. Lembre-se também de procurar por um york que combine com sua personalidade, já que você passará boa parte de sua vida na presença dele, então é importante que vocês estejam na mesma sintonia.

Lembre-se: decidir por uma fêmea ou um macho é uma decisão pessoal, mas você pode tirar alguma dúvida com criadores profissionais, pois eles são grandes fontes de informação.

É isso aí: boa sorte na segunda etapa da sua escolha. (Hummmmm??? Não, não esqueci da primeira não, essa foi feita quando você optou por um Yorkshire!!! rsrsrsrs...)

Logo-logo estaremos falando sobre a 3ª etapa: que é a escolha em ninhadas.

Bjusssss
Lidy Oleques


Nenhum comentário:

Postar um comentário